lançamento de livro

Livro Volta ao Mundo em 13 EscolasNesta segunda-feira, dia 21, André Gravatá e Eduardo Shimahara fizeram o lançamento do livro Volta ao Mundo em 13 Escolas, no Colégio La Salle Dores em Porto Alegre/RS.

O evento ocorreu durante o lançamento da Meeting Experience, um conjunto de salas criativas pensadas por um grupo de alunos da escola e que pretende multiplicar metodologias criativas para uso na educação. O livro é um projeto coletivo do Educ-ação e foi realizado através de crowfunding na plataforma Catarse.

O objetivo dos autores foi visitar e conhecer na prática escolas diferenciadas que trabalham de forma mais livre, criativa e colaborativa pelo mundo, para estimular o leitor a pensar novas práticas na educação. Eles visitaram escolas como Team Academy na Espanha e Finlândia, Schumacher College na Inglaterra, Green School na Indonésia, e também escolas no Brasil como CIEJA, Amorim Lima e Politéia.

O PROJETO

“Educ-ação” é o projeto de um livro que vai investigar, mundo afora, o que existe de inovador na educação hoje. Uma jornada em busca de iniciativas inspiradoras de aprendizagem. Nosso propósito é inspirar pais inquietos, jovens curiosos e educadores empreendedores por meio dessa jornada que será relatada num livro.

Estamos em busca das histórias de pessoas que estão vivendo ou vivenciaram esses espaços de aprendizagem que, com consistência e determinação, experimentam maneiras inovadoras de se aprender e ensinar.

Nossa perspectiva é focada na multiplicidade de visões: em cada escola ou espaço de aprendizagem, as entrevistas se dão com alunos, pais, ex-alunos, educadores, e claro, os responsáveis pela escola ou modelo. A multiplicidade também é um importante critério de escolha das escolas. Serão pelo menos 12 iniciativas pelo mundo, encontradas depois de extensas pesquisas, baseadas principalmente no critério da diversidade: buscamos iniciativas formais e informais, que estão reinventando percursos de aprendizagem em diferentes temáticas (como empreendedorismo, lógica dos games, sustentabilidade etc.) e voltadas a diferentes públicos (crianças, jovens e adultos).

A jornada da pesquisa já foi realizada em cinco iniciativas: uma no Brasil, três na Europa, uma nos EUA e uma na Indonésia. Estamos nesse momento (22/10) na India para uma visita à Riverside School. Mais de 90 entrevistas foram realizadas até agora. Parte do material está sendo divulgada através de artigos no blog www.educ-acao.com, que serve também para que as pessoas interessadas possam acompanhar o andamento do projeto. O principal estará no livro que será lançado em 2013: a essência das histórias e metodologias e nossos aprendizados com a jornada. Duas versões serão lançadas: uma online e outra, impressa, mais exclusiva. Ambas serão gratuitas e todo o material será creative commons, qualquer pessoa poderá copiar o conteúdo e espalhá-lo pelo mundo.

LINK DO VÍDEO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s