Pedagogia Griô : uma possibilidade de aplicação da lei 10.639

229_african-textile-iiiLei 10.638/03

“O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana(…)

A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Com a Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil. Sendo assim, como trabalhar com essa temática em sala de aula? Os livros didáticos já estão quase todos adaptados com o conteúdo da Lei 10.639/03, mas, como as ferramentas que os professores podem utilizar em sala de aula são múltiplas, podemos recorrer às iconografias (imagens), como pinturas, fotografias e produções cinematográficas. Uma boa indicação de material didático para abordar esse conteúdo são os materiais intitulados A Cor da Cultura, que variam entre livros animados, entrevistas, artigos, notícias e documentários, disponíveis em http://www.acordacultura.org.br/ – material importante que ressalta a diversidade cultural da sociedade brasileira.”

Leandro Carvalho // Mestre em História

Lei Griô

grio “A Lei Griô é resultado da Ação Griô Nacional que nasceu em 2006 como projeto criado e proposto pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A Ação Griô é uma rede em gestão compartilhada coordenada por 7 pontos de cultura e o Minc, que envolveu 130 projetos pedagógicos de diálogo entre a tradição oral e a educação formal, mais de 700 griôs e mestres bolsistas de tradição oral do Brasil, 600 pontos de cultura, escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura e 130 mil estudantes de escolas públicas.

A aprovação na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados na última quarta feira, 12 de novembro de 2014, é o primeiro passo importante na tramitação da Lei dos Mestres Griôs no Congresso Nacional e agora segue para a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Depois de ter a sua minuta aprovada na íntegra como uma das prioridades da Conferência Nacional de Cultura, o Projeto de Lei Griô original foi protocolado no Congresso com a assinatura de 24 deputados de vários partidos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura do Congresso e resultado de um amplo debate em várias audiências públicas pelo Brasil, com a coordenação de uma Comissão de Griôs e Mestres de Tradição Oral, formada pela Rede Ação Griô do Programa Cultura Viva.

(…)[uma] grande perda do relatório do deputado foi a retirada da bolsa vitalícia, deixando a definição para o processo de regulamentação posterior da lei. O valor da bolsa está definida para ser equivalente aos mestrandos das universidades. O texto final aprovado foi uma junção do Projeto de Lei Griô original e o projeto do deputado Edson Santos, do PT do Rio de Janeiro, que teve como base as Leis de Mestres de alguns estados do Brasil.

Links

Lei Griô Nacional [ Página contendo informações acompanhando desenvolvimento da Lei Griô no cenário Nacional ]

Projeto de Lei [Política Nacional de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil ]

Anúncios

2 Respostas para “Pedagogia Griô : uma possibilidade de aplicação da lei 10.639

  1. Pingback: tecendo idéias [vídeos] | TECERARTE//·

  2. Pingback: Educação indígena e Educação do Campo : Caminhos que se cruzam | TECERARTE//·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s