narrativas do Corpo // um projeto de ensino

Projeto de Aula:

JUSTIFICATIVA

“Cabe a escola organizar se e criar momentos especiais onde crianças e jovens possam aprender não apenas conteúdos, mas sobretudo a viver e conviver.” TORO, Rolando

Atualmente encontramos no ambiente escolar a necessidade de ressignificação das práticas e abordagens de ensino. O desenvolvimento de trabalhos que oportunizem o diálogo e a troca de saberes entre professores e alunos, pode ser uma possibilidade de abertura a essas mudanças. A educação formal é influenciada pelo sistema Cartesiano, que fragmenta as áreas do saber e separa corpo e mente, sentir, pensar e agir, razão e emoção. Desconectando pensamento sentimento e ação, criando a dicotomia entre corpo e mente.

Este projeto propõe pensar ações de integração corpo e mente, teoria e pratica, conhecimento popular ao científico. Busquei pautar-me na metodologia da Educação Biocêntrica para desenvolver a proposta desse trabalho. A Educação Biocêntrica tem suas bases metodológicas pautadas na Educação dialógica e inclusiva de Paulo Freire, na complexidade de interações Reflexivas de Edgar Morim, na Prática Vivencial de Rolando Toro Arañeda. Atualmente Educadores de diversas áreas têm buscado novas possibilidades de práticas educativas, que se pautem não somente nos conteúdos mais sim no desenvolvimento de valores humanos, e na integração dos saberes.

APRESENTAÇÃO

Corpo, terra fértil, espaço onde habitamos, meio ambiente, subjetividade vivente, criador, (co)criador de infinitas possibilidades de ser, de fazer, de ver, de existir. Espaço em torno do qual gravitará a reflexão e a ação.

A escolha do tema NARRATIVAS DO CORPO se deu em observação à fase do desenvolvimento em que se encontra o público alvo deste projeto, tendo em vista, que o assunto é de extrema importância nessa fase pois nesse momento, ocorrem com mais intensidade as mudanças hormonais nos adolescentes. A adolescência, é vista como uma das fases do desenvolvimento humano, onde acontece uma profusão de transformações no corpo, uma fase de autoconhecimento e auto afirmação.

Tendo em vista a necessidade de gerar questionamentos e encantamento dentro da educação e dos processos de ensino aprendizagem da arte, proponho trabalhar base na metodologia da Educação Biocêntrica e no diálogo entre as linguagens da dança do teatro e artes visuais.

A Educação Biocêntrica fundamenta -se nas ciências humanas, no princípio Biocêntrico, este por sua vez tem como prioridade as ações que permitam a conservação da vida, estimulando a afetividade, o diálogo a reflexão e a vivencia. Construindo a partir das vivencias um sistema de colaboração, auto poiéses, expressão da criatividade, desenvolvimento afetivo motor.

Para Merleau Ponty, a vivencia é uma experiência inevitável que comunica o conteúdo preciso de sensações e percepções, e que anula a distância daquilo que se sente e a observação do próprio sentir. Ela nos permite caminhos de experimentação para desenvolver a expressão de nossos processos, “(…)criando possibilidades de enxergar novos mundos e novos horizontes a partir de experiências sensíveis. “(FOCAULT, Michel.)

A vivência atua como elo que une pensamento ação, desenvolve a percepção dos sentidos e nos coloca em estado de presença, unificando corpo e mente no momento de sua atuação.

A poética do cotidiano encontra se no movimento de cada participante que é convidado a estar atendo e presente, registrando e observando seu entorno. Essa se potencializa nas possibilidades infinitas que afloram da capacidade de criação e interpretação ilimitada em diversas linguagens, podem ocorrer em qualquer sistema de signos, nas artes, na música, dança, literatura, artes visuais, está relacionada com a função estética com a percepção dos sentidos. Nesse contexto buscamos encontrar a poética nas imagens do cotidiano observadas e narradas pelos participantes da oficina.

A partir de uma bricolagem de diversas linguagens, criamos co-criamos, inventamos e reinventamos novas possibilidades de combinações de linguagens da arte, impulsionando dispositivos de produção de subjetividades e desmassificação da produção artística.

OBJETIVOS GERAIS

Vivenciar experiências de consciência corporal através da dança e do teatro

Exercitar a Leitura de imagens a partir das fotografias e vídeo

Experienciar processos criativos individuais e coletivos

Desenvolver pensamento reflexivo

Criar discurso autônomo a respeito do tema gerador

Questionar a relação do ser humano com a terra e com o próprio corpo

METODOLOGIA

Narrativas do corpo é um projeto de arte integrada, se dá a partir de “vivencias” que possibilitam o diálogo, a reflexão na construção de um discurso autônomo de cada participante. As vivencias são organizadas a partir da proposta metodológica da educação Biocêntrica e das linguagens da dança, e das artes visuais. As narrativas se constroem a partir da vivencia de escuta do corpo, da dança, da observação do cotidiano do diálogo e reflexões que afloram a partir da própria experiência.

A educação Biocêntrica trabalha com metodologia dialógica reflexiva e vivencial, tendo ao centro temas geradores que estão conectados a vida. Escolhemos o Tema gerador CORPO e a partir dele iniciamos o trabalho.

No primeiro dia fizemos uma roda de apresentação onde cada aluno fala seu nome e um pouco sobre sua história de vida. A Roda de histórias de vida é um momento muito importante dentro da progressão da vivencia. Dentro da proposta da educação Biocêntrica trabalhamos com a roda como espaço de diálogo e expressão. Apresentei a eles a proposta da oficina falando um pouco sobre os caminhos que trilhei na aprendizagem da dança do teatro e das artes visuais. Para dar visibilidade a essas as linguagens e introduzir o Tema gerador, fizemos uma leitura de imagem a partir de fotografias da performance MOTION o corpo e a terra. Uma pergunta foi lançada para iniciarmos a reflexão. Ouvimos cada participante.

Por que escolheu essa imagem o que lhe chamou atenção?

No segundo dia realizamos uma vivência de dança e consciência corporal, trabalhamos a respiração alongamento e movimentos rítmicos realizados a partir da música O Corpo de Arnaldo Antunes. Realizamos o exercício de afinação corpo e voz, trabalhando com a vocalização das vogais, em seguida fizemos a vivencia de expressão do nome e movimento, onde cada um criou uma sequência de movimentos para expressar o seu nome.

No terceiro dia assistimos o filme Andança pela terra, fizemos um momento de diálogo e síntese, sobre a compreensão do filme, em seguida utilizando a ferramenta do círculo de cultura coloquei ao centro a palavra CORPO e solicitei a eles que cada um escrevesse num papel sobre a sensação corporal que estava sentindo naquele momento.

No quarto dia fizemos um momento de integração com o Projeto Mais tempo na escola, que tem como ação a Banda Marcial. Ouvimos o grupo de alunos da Banda tocar, propuz a eles o desafio de aprender a Música ‘O que é O que é’ de Gonzaguinha, fizemos uma Roda de música e dança.

MATERIAIS

Projetor Data Show, aparelho de som, câmera filmadora, papel e caneta.

//REGISTRO: 

//LINKS

Yoga nas escolas [ Alguns relatos ]

BIBLIOGRAFIA

STRATICO, Jose Fernando Amaral. Lygia Clark – Narrativas sobre o Corpo. In: 18o ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: Transversalidades nas Artes Visuais, 21 a 26/09/2009, Salvador, Bahia. Anais… Salvador, Bahia, 2009, p. 648-660.

TORO, Rolando. Biodança/ Rolando Toro Arañeda 2002/2005. 2ª edição. São Paulo: Olavo Brás, 2005. I terapia pela dança, II Terapia pelo movimento.

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